terça-feira, 10 de novembro de 2009

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO SAEDE (Deficiência Auditiva)

  • Apresentar o Alfabeto Digital para estimular a memória visual e sinestésica do educando surdo;
  • Desenvolver conceito de temporalidade utilizando a Língua de Sinais;
  • Estimular a expressão corporal, além do estimulo visual, para que o educando entenda conceitos;
  • Construir significados através das acões;
  • Filmes com legenda para motivar a leitura;
  • Desenvolver atividades e projetos relacionados com necessidades de cada educando;
  • Oferece conhecimento de configuração de mãos, ponto de articulação, movimento,orientação/direcionalidade, expressão facial e/ou corporal;
  • Oportunizar um espaço para o educando surdo, onde o mesmo possa sentir-se integrado;
  • Assessorar professores e familiares que fazem parte do processo de aprendizagem do educando;
  • Orientar a família sobre hábitos de higiene pessoal e ambiental, alimentação e auto cuidado.

Um bebê que nasce surdo balbucia como um de audição normal, mas suas emissões começam a desaparecer a medida que não tem acesso a estimulação auditiva externa,fator de máxima importância para a aquisição da linuagem oral. Assim também não adquiri a fala como instrumento de comunicação, uma vez que não percebendo, não se interessa por ela, e não tem "feedback" auditivo, não possui modelo para dirigir suas emissões.
Para a criança surda, tal qual para a criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociasi é uma condição imprescindível para o seu desenvolvimento enquanto pessoa. A educação da criança surda é um direito, faz parte da sua condição como ser humano, e o dever de educar é uma exigência do ser humano adulto, do pai e do educador.



Lembre-se que a falta de audição no aluno proporciona alterações na linguagem oral e escrita as quais deverão ser consideradas dos demais alunos.


Fonte: MEC, Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: dificuldade de comunicação e sinalização: surdez. Brasília,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário