- Apresentar o Alfabeto Digital para estimular a memória visual e sinestésica do educando surdo;
- Desenvolver conceito de temporalidade utilizando a Língua de Sinais;
- Estimular a expressão corporal, além do estimulo visual, para que o educando entenda conceitos;
- Construir significados através das acões;
- Filmes com legenda para motivar a leitura;
- Desenvolver atividades e projetos relacionados com necessidades de cada educando;
- Oferece conhecimento de configuração de mãos, ponto de articulação, movimento,orientação/direcionalidade, expressão facial e/ou corporal;
- Oportunizar um espaço para o educando surdo, onde o mesmo possa sentir-se integrado;
- Assessorar professores e familiares que fazem parte do processo de aprendizagem do educando;
- Orientar a família sobre hábitos de higiene pessoal e ambiental, alimentação e auto cuidado.
Um bebê que nasce surdo balbucia como um de audição normal, mas suas emissões começam a desaparecer a medida que não tem acesso a estimulação auditiva externa,fator de máxima importância para a aquisição da linuagem oral. Assim também não adquiri a fala como instrumento de comunicação, uma vez que não percebendo, não se interessa por ela, e não tem "feedback" auditivo, não possui modelo para dirigir suas emissões.
Para a criança surda, tal qual para a criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociasi é uma condição imprescindível para o seu desenvolvimento enquanto pessoa. A educação da criança surda é um direito, faz parte da sua condição como ser humano, e o dever de educar é uma exigência do ser humano adulto, do pai e do educador.
Lembre-se que a falta de audição no aluno proporciona alterações na linguagem oral e escrita as quais deverão ser consideradas dos demais alunos.
Fonte: MEC, Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: dificuldade de comunicação e sinalização: surdez. Brasília,2004.
Para a criança surda, tal qual para a criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociasi é uma condição imprescindível para o seu desenvolvimento enquanto pessoa. A educação da criança surda é um direito, faz parte da sua condição como ser humano, e o dever de educar é uma exigência do ser humano adulto, do pai e do educador.
Lembre-se que a falta de audição no aluno proporciona alterações na linguagem oral e escrita as quais deverão ser consideradas dos demais alunos.
Fonte: MEC, Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: dificuldade de comunicação e sinalização: surdez. Brasília,2004.
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